Sinônimo de simpatia e otimismo, o rosto amarelo sem nariz com olhos negros ovais e boca sorridente estampa cadernos, camisetas, adesivos e até símbolos de redes de supermercados como o Walmart. De acordo com o filme “Forrest Gump: O contador de histórias”, o símbolo Smiley teria surgido meio por acaso quando o personagem-título limpa a lama do rosto com uma camiseta colorida. Ele ainda diz “Have a nice day” (“tenha um bom dia”), slogan frequentemente usado com a carinha sorridente.
A história não é bem essa. Na verdade, existem duas versões sobre a verdadeira origem do Smiley. A primeira conta que, em 1963, o artista gráfico americano Harvey Ball (foto abaixo) foi contratado para criar um símbolo para uma empresa de Massachusetts. O objetivo era que os funcionários sorrissem mais para os clientes. O designer afirmava ter criado o rosto em menos de 10 minutos e recebido 45 dólares pelo trabalho. Nem ele, nem a empresa que o contratou registraram a marca.
Nos anos 1970, em plena era hippie, o símbolo virou ícone mundial. Aparecia em pôsteres, adesivos e até em um selo do correio americano. Aí começa a segunda versão da história. O francês Franklin Loufrani registrou o rostinho amarelo e o nome Smiley como se fossem de sua autoria. Ele afirmou tê-lo criado durante as passeatas estudantis de 1968 como um modo simples de dar notícias em qualquer idioma. A marca Smiley Company existe até hoje em cerca de cem países e vende produtos licenciados com a imagem em 25 categorias, como roupas, sapatos e cadernos.
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